APÓS COBRANÇA COPASA APRESENTA PLANO DE TRABALHO PARA SARZEDO
SARZEDO X COPASA
Publicado em 08/01/2021 16:19 - Atualizado em 13/01/2021 12:01
APÓS COBRANÇA DA PREFEITURA, COPASA APRESENTA PLANO DE TRABALHO PARA SARZEDO
O plano de ações inclui o reforço para redistribuição de água e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto-ETE para a captação e o tratamento dos dejetos
Os problemas com a falta de água em Sarzedo e o tratamento do esgoto estão perto de acabar. Pelo menos é o que a Copasa prometeu durante uma reunião, nesta quarta-feira (06/01) entre Prefeitura, Câmara de Vereadores, a deputada Ione Pinheiro (Assembleia Legislativa) e a estatal.
Durante o encontro que aconteceu no Centro de Referência da Pessoa Idosa, em Sarzedo, a empresa apresentou, através do gerente regional Joaquim Braga, o cronograma das ações que incluem o prazo para a execução das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário e o reforço para a melhoria do sistema de abastecimento de água.
ÁGUA
Umas das soluções é a construção de uma rede paralela, saindo do Reservatório da Copasa, no bairro Bandeirinhas - Betim, chegando até o sistema de bombeamento que fica no bairro Imaculada Conceição, em Sarzedo. Esse processo vai ampliar a capacidade da vazão e redistribuição de água beneficiando os bairros atualmente afetados.
É importante destacar que essa obra já teve início, porém, a canalização deve passar por um terreno particular e necessita de autorização entre proprietário e Copasa. A negociação está em andamento.
De acordo com a Copasa diversas ações estão acontecendo simultaneamente aos serviços de captação, no sentido de amenizar a falta de água no município, até que as obras estejam finalizadas. A previsão de conclusão é ainda para este primeiro semestre.
ESGOTO
A Copasa apresentou também o cronograma de obras da construção da Estação de Tratamento de Esgoto em conjunto com as elevatórias e as redes interceptoras e coletoras para a canalização dos dejetos até a ETE.
A obra está na primeira etapa com 37% de execução. A segunda fase deve iniciar a partir de junho desse ano e a previsão para a conclusão de todo serviço é de 24 meses. 95% do município terá o esgoto sanitário tratado.
A Copasa está muito atrasada em relação ao prazo de execução desses serviços. Os documentos de renovação para a distribuição de água e concessão para o tratamento de esgoto foram assinados em 2010.
Em 2016, após uma ação judicial proposta pelo município contra a Copasa e com a participação do Ministério Público, houve audiências para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta-TAC para a readequação de prazo.
O orçamento para a realização dos serviços da Copasa em Sarzedo, que incluem a melhoria no sistema de abastecimento de água e a construção da ETE para o tratamento do esgoto sanitário, está em torno de R$ 42 milhões.
PREFEITURA
O prefeito Marcelo Pinheiro lembrou, durante a sua fala, as inúmeras reuniões ocorridas nestes últimos dois anos entre Prefeitura, Câmara, Copasa, os ex-deputados Toninho e Dinis Pinheiro e a atual deputada Ione Pinheiro na tentativa de buscar soluções para os problemas da Copasa, em Sarzedo.
Marcelo solicitou agilidade e cumprimento dos prazos acertados entre Município e Copasa referentes aos serviços de melhorias de abastecimento de água e a construção da ETE.
Ele pediu também solução para as ruas Belo Horizonte (Condomínio Sarzedo) e Madre Tereza de Calcutá (bairro Jardim Planalto) por causa do vazamento do esgoto. Ele acredita que a construção de uma nova rede vai resolver o problema.
Ainda de acordo com Marcelo, diversas ruas recebem recapeamento e melhorias da infraestrutura viária realizadas pela prefeitura, porém, a Copasa, ao realizar serviços de manutenção ou novas ligações de água e esgoto danifica o asfalto e a recomposição, além de demorada é feita com má qualidade e o serviço terceirizado não é bom, causando ainda mais prejuízos para o município.
CÂMARA
Os vereadores aproveitaram também o momento para cobrar da Copasa o cumprimento dos cronogramas das obras, principalmente em relação à falta de água. Foi observada ainda a falta de comunicação da empresa com a população quando há a interrupção de fornecimento por causa de manutenção.
Eles pontuaram também problemas relacionados ao mau cheiro por causa do esgoto no leito dos rios e córregos, afetando a saúde da população e causando reclamação de moradores.
Foi ainda citado que a Copasa precisa concluir a obra de construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Ibirité para despoluir a Lagoa da Petrobras, uma vez que a Prefeitura de Sarzedo está construindo o Parque Ecológico no município e o Ribeirão Sarzedo, que é afluente da lagoa, passa pelo referido parque.
Outra observação importante é o pedido de isenção, por pelo menos 5 anos, da taxa do Tratamento de Esgoto como forma de compensação pelo longo prazo que a Copasa vem deixando de cumprir com as obrigações do contrato/parceria.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
A deputada estadual Ione Pinheiro, assídua nas reuniões que cobram ações mais efetivas da Copasa para Sarzedo e outros municípios, reafirmou que vai continuar lutando na Assembleia para tentar reduzir o valor da taxa de esgoto. Destacou a paciência que o município vem mantendo com a Copasa e que todo esse atraso na execução dos contratos está criando grande desgaste para a Prefeitura.
Ione reforçou que a população de Sarzedo está dando mais um voto de confiança para a Copasa e exigiu que a empresa cumpra, integralmente, todo o cronograma apresentado para a construção da ETE, coleta e o tratamento do esgoto. Ela pediu ainda que os serviços de reforço para o aumento da captação que vai resolver o problema da falta de água nos bairros, sejam prioridade.
Por fim, Ione Pinheiro esclareceu que, em breve, haverá uma Audiência Pública, no plenário da Assembleia Legislativa com a presença dos órgãos envolvidos e população para tratar do assunto, e que vai acompanhar de perto todo cronograma apresentado pela Copasa.
por Assessoria de Comunicação